sábado, 4 de junho de 2016

FARGO TEMPORADA 1 - CRÍTICA



SEM SPOILERS.

Você provavelmente já ouviu falar desta série antes. Fargo é uma série antológica, isto é, tem uma história diferente todas as temporadas, mas aqui só irei falar da primeira temporada, que estrou em 2014. Relembro que esta crítica não terá quaisquer spoilers, então sinta-se à vontade.



Pontos Positivos

  • História verdadeira - Este parece um ponto positivo obvio, mas tem que ser dito. O facto desta história ser verdadeira faz-te ficar ainda mais viciado na série e mais chocado e emocionalmente envolvido com a história ao longo da temporada.
  • Cinematografia - Esta série apresenta uma cinematografia muito distinta das outras. A série aproveita bem o facto de se passar num clima frio e aproveita-se para usar uma cinematografia não muito vista na televisão. Mas mesmo cenas dentro de quatro paredes são tratadas ao detalhe.
  • Vilão - Billy Bob está excelente como vilão nesta temporada. Assustador, engraçado, charmoso, intrigante, misterioso, inteligente, é tudo o que um bom vilão tem de ser. Até eu tinha medo das coisas que ele fazia, ainda mais sabendo que isto era real.
  • Personagens em geral - Não é só o vilão que é bom, todas as personagens à exceção de uma ou outra são relevantes e têm a sua própria caraterização. Lester Nygaard, apesar de fazer coisas terríveis, apanhaste a torcer por ele por vezes, Molly é muito inteligente e a voz da razão, ela é a personagem com que mais me simpatizei. Gus é muito engraçado e também é muito fácil de se simpatizar. Até os personagens mais secundários eram interessantes, como o pai de Molly e o polícia chefe.
  • Humor - Parece estranho uma série com uma história tão trágica ter humor, mas esta tem. Fargo apresenta um humor negro subtil, mas que te vai fazer rir vária vezes de coisas que provavelmente não te devias rir.
  • Ritmo - A história move-se ao ritmo certo ao longo da temporada, nem demasiado lento, nem rápido. Acertaram em cheio no ritmo, o que te vai deixar colado à série.
  • Música - Para mim, a música é, dependendo do género, um dos pontos mais importantes numa série ou filme, e Fargo tem uma trilha sonora marcante e muito bem utilizada. É para ouvir mesmo sem ver a série, com certeza.

Ponto Negativo?

  • Sendo muito mesquinho há alguma CGI utilizada na série que não parece real, e algumas cenas que se calhar são abruptas demais, mas nada de grave

Vale a pena?

No geral, esta é uma temporada excelente, e certamente aconselho a vê-la. É-lhe oferecido uma boa cinematografia e música no lado mais técnico, assim como uma boa história e personagens para acompanhar. Vale a pena.

                                                                                                                   9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário